quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Hidroginástica para Gestantes e o bebê. Na barriga, na piscina!

O número de gestantes que procuram praticar a hidroginástica como uma atividade física durante a gravidez cresce a cada dia. 

Todos sabem que o exercício físico traz diversos benefícios à nossa saúde, especialmente quando é feito dentro d'água pois a diminuição de impacto com o solo reduz o desgaste da musculatura e o risco de lesões. Quem pratica ganha condicionamento e tem a impressão de que fez pouco esforço, por causa do baixo impacto das atividades realizadas na água. Com a facilidade de movimento que a água proporciona, quem antes tinha dificuldade em exercitar-se no solo ganha agilidade dentro d’água. 

Há estudos que mostram também, que a prática de exercícios físicos durante a gestação, favorece a um menor ganho de peso, diminui o risco de um parto prematuro, assim como da diabetes, melhora a capacidade de oxigenação, reduz o estresse cardiovascular, que se reflete em menor frequência cardíaca, maior volume sanguíneo em circulação e diminuição da pressão arterial (PA), prevenindo tromboses e varizes e aumentando a oxigenação celular. 

Como as demais atividades físicas, a hidroginástica também traz a sensação de bem-estar, pois libera endorfina – conhecida como o neurotransmissor responsável pelo sentimento de felicidade. Combina momentos de relaxamento com os de exercícios musculares, exercitando o corpo de maneira integral. Seus benefícios atingem o emocional e o psicológico da mãe e do bebê, que sente diretamente os aspectos positivos dessa atividade, explorando ainda mais os potenciais de ligação com a mãe.

Observados os cuidados básicos para uma atividade segura, (bom profissional, piscina bem tratada e temperatura da água adequada) a indicação para que a gestante faça a atividade é quase sempre a regra, mas é bom lembrar que existem alguns casos específicos em que ela não é recomendada, por isso é importante conversar com o seu médico antes de dar início à atividade!

Fotografia: Danielle Alves | Fotógrafa de Gestantes, Bebês e Famílias

Nenhum comentário:

Postar um comentário