terça-feira, 19 de julho de 2011

A importância da natação para crianças portadoras de Síndrome de Down

É de conhecimento de todos nós que a prática da natação traz benefícios para o desenvolvimento integral do indivíduo. Para as crianças portadoras de Síndrome de Down, que apresentam dificuldades na habilidade cognitiva e no desenvolvimento físico, a prática da natação ou hidroterapia é considerada, no meio científico, um estímulo excelente. Junto à família, num ambiente saudável, não só melhora o desenvolvimento psicomotor, mas também é visível a melhora nos campos fisiológico, cognitivo e psico-social.

A água oferece possibilidades de movimentação que são difíceis ou impossíveis de serem realizadas fora dela, por isso traz novas formas de conhecimento, beneficiando o corpo e trazendo bem-estar. Há o aumento na força dos músculos e independência motora, resultando em uma melhor locomoção. Há também um aumento na qualidade de vida, com diminuição dos riscos de infecções respiratórias e cardiopatias; alívio de dores musculares; melhoria nos movimentos articulatórios, na circulação, equilíbrio e postura.

No campo cognitivo, observa-se que os exercícios aquáticos exigem concentração e atenção. Levam o cérebro a uma reflexão e adaptação de si e do corpo, trazendo descobertas do mundo exterior e segurança, melhorando a comunicação e a aprendizagem da criança.

Inseridos numa atividade em que há troca com outras crianças e com o professor, constata-se que a natação ajuda também no desenvolvimento social, possibilitando a inclusão e interação com o meio, com pessoas e acontecimentos. Com isso, a criança ganha independência e auto-estima. Essa sensação de conforto e sucesso melhora o lado psicológico, incentivando a busca de novos caminhos e potenciais.

Outro fator de estímulo para as crianças é o lado emocional. Na Fontanelli Swim Club a aula é uma atividade recreativa e lúdica, em que as crianças se divertem ao som do barulho que fazem na água, tornando esse momento especial, com alegria e descontração.

 “Já ouvimos falar que natação faz muito bem, principalmente para crianças. Hoje, podemos comprovar isso com o desenvolvimento da nossa filha. Ela desenvolveu muito, tanto na parte física, motora e também respiratória. Além de todos os estímulos que ela recebe na água, tem também o lado divertido...para ela falar que vamos ao tio Fonta é motivo de muita alegria”.

Regiane, mãe da Vitória, portadora da síndrome de Down.

Vitória Hidalgo, filha de Regiane e Wainer, faz natação na Fontanelli Swim Club desde os 5 meses.


Nenhum comentário:

Postar um comentário