quinta-feira, 28 de julho de 2011

Ciência e Saúde: Natação no inverno melhora saúde das crianças

Muitos pais optam por tirar os filhos das aulas nesta época, mas o esporte fortalece a musculatura responsável pela respiração.

No inverno, alguns pais relutam em manter seus filhos na natação devido às temperaturas mais baixas e à maior incidência de problemas respiratórios. Especialistas alertam, porém, que continuar com as aulas pode fazer muito bem à saúde dos pequenos, inclusive dos que sofrem de asma. Isso porque este esporte exercita a musculatura torácica, responsável pela respiração.

Quando a criança faz força para respirar na água ela trabalha a musculatura, tendo uma melhor condição de captação de oxigênio. A natação é um processo de aprendizagem que não deve ser interrompido e crianças com asma são muito beneficiadas por este tipo de exercício.

O presidente do Departamento de Alergia e Imunologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, Pérsio Roxo, alerta que são necessários nos momentos de crises de asma, por exemplo, e também quando a criança tiver apresentado quadro febril nas 24 horas anteriores. “Porém, se a criança tiver o quadro sob controle, a natação melhora o condicionamento físico e respiratório”, assegura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário