segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Hidroginástica e TPM

por Rosemeire Baldin Giannoni

A TPM consiste num conjunto de sintomas físicos e emocionais que acometem aproximadamente 85% das mulheres. Tais sintomas podem ser: irritação, ansiedade, maior retenção de líquidos, dores no corpo, diminuição da disposição física, entre outros. A principal causa desses sintomas é a grande variação hormonal que ocorre neste período anterior a menstruação, onde há queda da taxa de estrogênio, elevação dos níveis de progesterona e consequentemente a diminuição da serotonina, o chamado hormônio da felicidade.

Dessa forma, a prática de atividades físicas torna-se uma importante aliada para a mulher no combate aos sintomas da TPM, uma vez que leva à liberação de endorfina, substância responsável pela sensação de bem estar e tranquilidade. Por ser uma atividade rea-lizada na água, a hidroginástica representa uma excelente opção para as mulheres. A água promove uma sensação de prazer, levando à melhora da produtividade e saúde da mulher. Além disso, há outros benefícios associados a esta atividade, como a diminuição do impacto nas articulações, diminuição do inchaço, maior amplitude de movimentos e melhora do sistema cardiorrespiratório.
É importante ressaltar que a atividade física deve ser realizada com regularidade, preferencialmente três vezes por semana, sempre com a supervisão de um profissional qualificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário